jusbrasil.com.br
15 de Dezembro de 2018

Apenas para Conhecimento

Lei proíbe a produção e a comercialização de foie gras e artigos de vestuário feitos com pele animal no âmbito da Cidade de São Paulo.

Patrícia Alves Costa, Advogado
Publicado por Patrícia Alves Costa
há 3 anos

Lei proíbe a produção e a comercialização de foie gras e artigos de vestuário feitos com pelé animal no âmbito da Cidade de São Paulo.

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI222527,81042-Lei+proibe+producao+e+venda+de+foie+gras+em+SP


Apenas para Conhecimento

Segundo o Wikipedia ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Foie_gras ) "o foie gras (pronúncia" fuá-grá ") – termo que em francês significa"fígado gordo"– é o fígado de um pato ou ganso que foi super-alimentado. Junto com as trufas, o foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de pato ou ganso.

Até o início do Século XXV a. C. É possível que os antigos egípcios procurassem os fígados engordados das aves migratórias como uma iguaria. Eles rapidamente aprenderam que muitos pássaros poderiam ser engordados através da superalimentação e começaram a prática em gansos.

A prática de engorda de gansos se espalhou do Egito para a região mediterrânea. As referências mais antigas a gansos engordados datam do Século V a. C. Do poeta grego Cratino, que escreveu sobre os" engordadores de ganso ". Mas o Egito ainda manteve sua reputação como fonte de gansos engordados. Quando Agesilau II (r. 400–360 a. C.), rei de Esparta, visitou o Egito em 361 a. C., ele foi presentado com fígado de ganso pelos ricos fazendeiros egípcios.

Entretanto, até o período romano o foie gras não havia sido mencionado como uma comida distinta, até que os romanos lhe deram o nome iecur ficatum, que em Latim significa literalmente " fígado de figueira ". Plínio, o Velho, credita ao gastrônomo romano Apício (a quem um livro de culinária da planta é atribuído) a alimentação de gansos com figos para aumentar seus fígados. Daí o termo iecur ficatum," fígado estufado de figo ". O termo ficatum ficou tão associado com o fígado animal que se tornou a raiz da palavra fígado em português, foie em francês, higado em espanhol, ficat em romeno e fegato em italiano, todas denominando aquela parte do animal.

A ideia de alimentar gansos com figos pode ter sido trazida de Alexandria, já que a alta cozinha romana se inspirou nos gregos.

Muitos contestam o método de alimentação dos gansos e patos, considerando-os forçados e cruéis. Eles usam o termo gavage, que em francês significa “estufado por alimentação em excesso” (e também é um termo médico para a alimentação daqueles que não podem fazê-los sozinhos). Após pressão política de organizações de direitos dos animais, certas jurisdições baniram a prática de gavage".

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)